11/01/2018 07:57:00

Hospital Regional de Sorriso faz apelo para doação de sangue

A unidade atende das 7h às 17h, de segunda a sexta

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Sangue, localizada nas dependências do Hospital Regional de Sorriso (HRS), está com o estoque abaixo do ideal. No início deste ano a situação está mais crítica porque a redução ao longo das festas de fim de ano foi significativa.

De acordo com a diretora do HRS, Luciele Benin, ainda não está faltando sangue no estoque, mas a quantidade de bolsas está baixa. “Todos os tipos são necessários, pois começamos janeiro meio em baixa”, ressaltou.

As pessoas interessadas em doar sangue bastam ir à Unidade de Coleta e Transfusão, conhecida como banco de sangue, de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 17h.

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto recente.

O doador deve estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriada, não deve doar temporariamente e, depois de recuperada, precisa esperar uma semana para que estar apta à doação.

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso

Fonte: Portal Sorriso